quinta-feira, 13 de maio de 2010

1º BodeArt

O que é bode?

Segundo o Wikipedia:
O bode (Capra aegagrus hircus), macho adulto dos caprinos, é um mamífero herbívoro ruminante cavicórneo que pertence à família dos bovídeos, subfamília dos caprinos.
O feminino de bode é cabra e os animais jovens são conhecidos como cabritos. Assim como os carneiros, emitem um som chamado de balido (o conhecido "bééé").

Mas para ser mais específico, o "Bode" do Sábado refere-se ao "Body" do inglês, com a fonética errada, diga-se de passagem. Indo mais além, celebra o corpo, body traduzido, nas movimentações performáticas que acontecerão nesta noite de sábado.

E o que é Art?

A definição de Arte, já traduzindo, varia de acordo com a época e a cultura. Pode ser separada ou não em arte rupestre, como é entendida hoje na civilização ocidental, do artesanato, da ciência, da religião e da técnica no sentido tecnológico.
No sentido moderno, também podemos incluir o termo arte como a atividade artística ou o produto da atividade artística.

Então, o 1º BodeArt é uma manifestação artística contando com a presença de performers do Projeto Disfunctorium, Jota Mombaça, Enio Cavalcante, Civone Medeiros, Alan chaves, Es3 e Yago Oliveira.

Mas wikipediando novamente veja o que pode vir por aí, procurei saber...

O que é Performance?

A performance, art performance ou performance artistística é uma modalidade de manifestação artística interdisciplinar que - assim como o happening - pode combinar teatro, música, poesia ou vídeo.

É característica da segunda metade do século XX, mas suas origens estão ligadas aos movimentos de vanguarda (dadaísmo, futurismo, Bauhaus, etc.) do início do século passado.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores.

Em geral, segue um "roteiro" previamente definido, podendo ser reproduzida em outros momentos ou locais. É realizada para uma platéia quase sempre restrita ou mesmo ausente e, assim, depende de registros - através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos - para se tornar conhecida do público.

O 1º BodeArt foi atrás desses performers, navegando pela rede, para trazer mais informações para o nossos leitores e descobrimos algumas coisas. No blog do Disfunctorium encontramos algumas de suas apresentações e clicando no link da aba dos "colaboradores" temos:

O Disfunctorium é um projeto que envolve as artes performáticas bem como, e principalmente, o desejo de se expressar independente de uma pré-classificação artística. O projeto nasce em Janeiro de 2008, tomando forma em Fevereiro com a estréia do primeiro trabalho em Março do mesmo ano.

Jota Mombaça é interessante porque o ano do zodíaco dele é Carneiro! Tuda à ver com o BodeArte, héeem! héeem! hémmm! O cara também tem uma pá de blogs e alguns que segue, vale dar uma olhadinha e entender um pouco do seu universo.

Enio Cavalcante é prata da casa, he!he!he! Mas como performer rola o seguinte no seu perfil: Em minha Performance busco a minha persona artista que coloca seu desejo social, político e pessoal, meu trabalho tem como objetivo discutir contemporaneidade a partir do elemento antigo, trazer a reflexão de que o novo deve visitar o antigo, e que o contemporâneo passeia no convencional.

Acredito que a maneira como idealizamos o futuro, é equivocada e se balisa no presente, e não levamos em consideração as mutações e evoluções do vivo. Apresento ao espectador elementos que dentro do seu inconsciente ele já visitou e que fazem parte do seu dia-a-dia. De forma visceral e orgânica a Performance é digerida por mim e pelo público não sendo fácil para nem um dos dois.

Eu uso materiais orgânicos que geralmente estão presos ao corpo por amarras ou papel filme. Eu trabalho com a exposição e instalação do corpo exibido no campo da arte visual. Na exposição crio pequenas posições que tem um caráter fotográfico.

O nome da performance está sempre associado a uma imagem que me inspirou, mas no contato com o espectador isso se dilui completamente, esse campo investiga o corpo como essência artistica, ele é a própria sala de exposição, a própria arte, o conceito e é espectador.

As características estéticas do meu trabalho vêm da investigação do bizarro, do precário, do risco e a ação bruta. Tomou?

Dentro das incursões performancianas descobri muita coisa de uma das nossas mais incríveis artistas em solo potiguar. Civone Medeiros é...
...Multiartista - Poeta, Performer, Produtora Cultural e Curadora. Trabalha com Internet, Cinema/Vídeo, Arte-Instalação, Performances e Intermídias. Vive em Natal/RN e trabalha no Mundo!


Para Civone deixarei alguns de seus preciosos links na web:
Civone em video...
Civone em ebook...
Civone em posts...


Os demais não consegui nesse post frenético encontrá-los rapidamente na internet. O sábado será um dia docemente exclusivo para olhar, sentir, descobrir e o principal, despir-se ou entregar-se aos preconceitos mundanos do nosso cotidiano. Então só falta a descrição formal.


O quê?1º Bodeart - Performance/Natal
Onde?Com performances espalhadas nos diversos espaçosTECESol. No conjunto Pirangi, ao lado da Drogaria Amadeus tendo como referência a lagoa de captação e a Escola Estadual Berilo Wanderley.
Quando?
15 de maio às 19 horas.

Nosso post veio depois de enviar-mos a divulgação para amigos, emails e parceiros que reconhecem as atividades artísticas do Facetas, Mutretas e Outras histórias e dos nossos ilustríssimos convidados. Então, lá vai a lista:

Se desplugue da Matrix, parafraseando Julio Lima e até lá!



Visualizar TECESol em um mapa maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails